Observe a frase a seguir:
Eu comprarei uma casa na praia.
Parece ótimo, não é?
Eu comprarei uma casa na praia, quando ganhar na loteria.
Vix... a "certeza" foi por água a baixo.
A frase após a vírgula dá uma ideia de tempo (quando comprará a casa). Ela modificou a afirmativa da primeira parte. Assim como os advérbios, as frases com sentido de advérbio (orações adverbiais) modificam o sentido de uma outra frase. Todas as frases adverbiais parecem incompletas se lidas isoladamente. Para terem sentido, é necessário ler a outra frase também. Observe:
Quando eu ganhar na loteria.
E daí? O que você fará? Termine a frase.
No dia em que eu ganhar na loteria, comprarei uma casa na praia.
Agora fez sentido!
As frases adverbiais se dividem em 9 grupos, a saber:
Importante é sempre verificar o sentido que a frase expressa.
* causais: apresenta, em uma frase incompleta, o motivo de algo acontecer. Sem essa ação, a outra frase não aconteceria. Exemplo: Tendo em vista que a energia acabou, vovó não pode assar o bolo. As causais iniciam com: que, porque, tendo em vista que, visto que, desde que, já que, uma vez que etc.
* comparativas: como o nome sugere, são frases que sinalizam uma comparação. Exemplo: Meu irmão fala bem inglês, assim como alemão. As frases comparativas iniciam com: como, assim como, bem como, que nem, tal qual etc.
* concessivas: essas frases concedem uma permissão que normalmente seria negada. Exemplo: Embora esteja chovendo, iremos à praia mesmo assim. As frases concessivas iniciam com: embora, ainda que, não obstante, mesmo que etc.
* condicionais: o nome é autoexplicativo: são frases que condicionam uma ação à outra; só é possível realizar uma delas se a outra for (ou não) executada. Exemplo: Se você terminar suas tarefas escolares até a hora do almoço, à tarde você poderá jogar videogame. As frases condicionais iniciam com: se, caso, desde que, contanto que, sem que etc.
* conformativas: essas frases indicam que alguém/algo informa, isto é, não são as suas palavras que ditam as regras, mas outra pessoa que as ditou. Exemplo: De acordo com a Lei 15.100/25, não se pode usar aparelhos eletrônicos nos espaços escolares. As frases conformativas iniciam com: de acordo com, segundo, conforme etc.
* consecutivas: ao contrário das causais, as consecutivas se apresentam em uma frase incompleta, mostrando as consequências de algo feito, como se fosse uma punição. Exemplo: Meu filho amanheceu febril, de modo que faltou à aula hoje. As frases consecutivas iniciam com: que, tanto que, de maneira que, de modo que, de forma que etc.
* final: traz a ideia de finalidade, objetivo, o motivo. Exemplo: Para fazer um bolo, para estudar, a fim de que possamos viajar. As frases finais iniciam com: para que, a fim de que, porque etc.
* proporcionais: são frases que expressam proporção, isto é, à medida que algo acontece, outra acontece de forma equivalente, seja positivo ou negativo. Exemplo: As pessoas foram embora da festa, à medida que a bebida acabava. As frases proporcionais iniciam com: à medida que, ao passo que, à proporção que, quanto mais/menos etc.
* temporal: quando expressam a ideia de tempo. Exemplo: Quando eu puder, no dia em que eu tiver um carro, assim que o Natal passar etc. As frases temporais iniciam com: quando, enquanto, desde que, agora que, assim que etc.
Você deseja testar seu aprendizado? Clique aqui e resolva o exercício sobre esse tema.
Diógenes Schweigert
Postado em: 2 de março de 2025.