O advérbio não é um tema difícil. Ele é apenas uma palavrinha que alterar um pouco a informação sobre um verbo. Digamos que ele fornece detalhes de como algo foi feito. Enquanto o adjetivo qualifica um substantivo (nome), o advérbio exerce uma função similar sobre o verbo (ação).
Diógenes Schweigert
Postado em: 2 de março de 2025.
Observe as frases a seguir:
O atleta treina.
O atleta treina pela manhã.
O atleta treina compulsivamente.
O atleta treina no parque.
O atleta treina muito.
Perceba que a ação (o que aconteceu) sempre foi igual, entretanto houve informações adicionadas nas frases subsequentes que, de certa forma, alteraram a informação. O fato de o atleta treinar não gera grande surpresa (afinal, para ser um bom competidor, é necessário muito treino). Treina pela manhã (e não à tarde) modifica, porém, a informação, pois essa pessoa não realiza treinos que não sejam de manhã. Treinar é quase um fato para um atleta, mas treinar compulsivamente já demonstra o empenho (ou a obsessão) pelo esporte. Percebeu como o advérbio altera a informação?
O advérbio é, portanto, uma palavra apenas e não varia entre masculino e feminino, singular e plural, isto é, só há uma forma de escrevê-lo. No entanto, há 7 grupos de advérbios, a saber:
* de tempo: como o nome indica, são palavras que expressam a ideia de tempo. Exemplo: hoje, amanhã, já, agora, depois, cedo, nunca, sempre etc.
* de lugar: como o nome indica, são palavras que expressam a ideia de lugar. Exemplo: aqui, ali, lá, acima, dentro etc.
* de modo: os advérbios de modo indicam a maneira como algo foi feito. Muitos deles são escritos com a terminação -mente. Exemplo: calmamente, simplesmente, bem, mal, melhor, pior etc. CUIDADO: na oralidade é comum utilizar um adjetivo no lugar de um advérbio. Por exemplo: o garoto correu rápido (rapidamente).
* de afirmação: são palavras que confirmam. Exemplo: sim, certamente etc.
* de negação: não, jamais, nem etc.
* de dúvida: talvez, quiçá, porventura, provavelmente etc.
* de intensidade: estes advérbios aumentam/ampliam a ação do verbo. Por vezes podem amplificar a ação de um outro advérbio. Por exemplo: eu estou (muito) mal. Neste caso, o advérbio muito está aumentando o advérbio mal. Exemplos de advérbios de intensidade: muito, pouco, mais, menos, bastante, demais etc.
Importante é sempre verificar o sentido que a palavra expressa na frase.
Você agora deve estar se perguntando sobre essas expressões com mais de uma palavra. Sim, elas existem, porém são chamadas de locução adverbial. Locução significa um conjunto de palavras (duas ou mais) e expressa ou assume o lugar de uma informação que deveria ser escrita com uma palavra apenas (um advérbio, neste caso). Vejamos as sete classificações mais uma vez, agora com as locuções:
* de tempo: de manhã, à noite, no domingo, depois de amanhã etc.
* de lugar: por aqui, à esquerda, em cima, ao lado etc.
* de modo: às pressas, à toa, em vão etc.
* de afirmação: com certeza, sem dúvida etc.
* de negação: de forma alguma, de jeito nenhum etc.
* de dúvida: quem sabe etc.
* de intensidade: em excesso, por inteiro etc.
O advérbio é uma palavra que altera o verbo. Já a locução é uma expressão (duas ou mais palavras) que altera o verbo. Há frases inteiras, no entanto, que exercem a função de um advérbio. Elas seguem, porém, uma lista um pouco diferente e mais ampla, todavia expressam circunstâncias como se fossem advérbios.