Os objetivos de aprendizagem do Currículo Municipal que norteia minha prática permitem, de certa forma, flexibilizar a prática docente, desde que se respeite o campo de atuação. Um tópico importante que (acredito) poucos profissionais dão ênfase é atividades de oralidade, em que os jovens se posicionam, expões resultados de pesquisa etc. Essa prática é importante, tanto que o tema podcast entrou na sala de aula, uma vez que, para se produzir um material nesse formato é preciso conhecer o público-alvo (a quem se destina) e o meio em que circulará, em outras palavras, o contexto. Diante disso será possível determinar qual linguagem utilizar na gravação, que recursos poder-se-ão utilizar na edição, seja em áudio ou vídeo.
Para atender a esses objetivos, foi proposto em sala de aula uma pesquisa acerca do tema Podcast para discutir posteriormente sobre o gênero, suas características, funções, bem como foram apresentados dois podcasts em vídeo para confronto entre o resultado da pesquisa e a prática apresentada. Também foi oportunizado ouvir podcasts de livre escolha, respeitando os interesses e preferências individuais. Inclusive, para quem quiser, o site Bingo oferece gratuitamente e-books com dicas bem interessantes.
Como fechamento da sequência didática, nada mais coerente do que oportunizar a produção de um podcast, que poderia ser gravado apenas em áudio (seu formato/proposta original) ou em vídeo (formato mais atual/comum atualmente).
O tema ficou de livre escolha, uma vez que deveria ser algo que o aluno gostasse e já tivesse um certo domínio sobre o tema. A experiência considero positiva, visto que vários alunos demonstraram interesse e regozijo na produção.
* Embora os vídeos estejam disponíveis no YouTube no modo público, os estudantes concordaram com a divulgação dos trabalhos no site.
5 técnicas de estudo
EBMB Patrícia Helena Finardi Pegorim | 9º ano | 2023