A carta, instrumento de comunicação que tem caído em desuso, possui uma estrutura simples: data, cumprimento, mensagem, despedida e assinatura. No entanto, há vários tipos de cartas: pessoais, de solicitação, de reclamação, aberta. O que muda em cada uma delas é a forma como a mensagem é redigida.
Carta de reclamação
A carta de reclamação deve iniciar com uma contextualização, seguida da situação em que o reclamante se encontra. O próximo passo é apresentar o problema para, então, exigir uma reparação (motivo da sua reclamação).
Carta aberta
A carta aberta inicia com uma apresentação do tema, explanando de forma genérica o assunto a ser tratado. No parágrafo seguinte, expõe-se a situação encontrada com relação a esse tema. Em seguida, apresenta-se claramente o problema identificado a partir da situação. Em outro parágrafo, sinaliza-se possíveis sugestões de melhoria para o problema identificado. Por fim, o último parágrafo fecha o texto com uma conclusão, isto é, como ficará a situação com as melhorias implementadas.