Ler não é apenas decodificar as letras do texto, ler é compreender (DESMURGET, 2024). Para isso, é necessário, enquanto mediadores, realizar a leitura em voz alta (de forma que o aprendiz possa acompanhar o texto), sejamos um familiar, amigo, professor, a fim de apresentar a prosódia (ritmo da leitura), bem como fazer perguntas sobre o texto, visando a reflexão e compreensão do texto (e do mundo).
O MEC, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), elaborou descritores que compõem a matriz de referência de Língua Portuguesa, que auxiliam a prática nas escolas no quesito leitura, com vistas à compreensão de todos os tipos textuais: dos técnicos, como uma notícia, ao literário, como em romances, bem como imagens, como gráficos, charges etc.
Para otimizar o trabalho, esses descritores estão divididos em 6 grupos. Em provas na habilidade de leitura, normalmente as questões vêm no formato de alternativas, mas nada impede de o agente mediador, em sua prática, explorar essas questões com perguntas discursivas, isto é, sem alternativas, de modo que o estudante possa responder com suas próprias palavras. Mais interessante ainda, como poderá ser visto, é que em um mesmo texto é possível realizar mais de uma pergunta, de forma a explorar todas as possibilidades que o material oferece.
Diógenes Schweigert
Postado em: 18 de março de 2025.
DESMURGET, Michel. Faça-os ler. São Paulo: Vestígio Editora, 2024.
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
Este é um dos descritores mais simples e utilizados. É localizar no texto uma resposta que está escrita. A resposta é fácil de encontrar, pois é possível localizar, por meio do comando, o trecho em que a resposta se encontra. Confira um exemplo:
A raça do Scooby-Doo e de outro seis cachorros da ficção
O cachorro mais atrapalhado da ficção é um dogue-alemão, um dos maiores cães de raça, que chega a medir 1 metro de altura e pesar até 80 kg. Fisicamente, ele até se parece com o bicho que o inspirou. Mas, na personalidade, é bem diferente – algo que Iwao Takamoto, criador do desenho, diz ter feito de propósito para agradar as crianças.
Afetuoso e inteligente, um verdadeiro dogue-alemão jamais tremeria de medo ao ver seu dono em perigo. Ele costuma ser bastante desconfiado com estranhos e até agressivo se ameaçado, por isso é muito usado como cão de guarda. [...]
Fonte: PORTILHO, Gabriela. A raça do Scooby-Doo e de outro seis cachorros da ficção. s.d. In: Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/especiais/a-raca-do-scooby-doo-e-de-outro-seis-cachorros-da-ficcao/>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D1) Scooby-Doo é um desenho animado que agrada muito às crianças. De acordo com o texto, o dogue-alemão é um cão:
a) agressivo.
b) atrapalhado.
c) inteligente.
d) medroso.
c) inteligente.
Este descritor solicita que o leitor compreenda expressões e/ou palavras específicas, que podem ou não estar diretamente presente em seu vocabulário, mas que, pelo contexto, seja possível deduzir o sentido.
Conta de luz cara? Veja melhor horário para ligar
a máquina de lavar roupa e economizar
Pouca gente sabe, mas existe um horário melhor para ligar a máquina de lavar roupa e economizar na conta de luz. Ao usar a máquina no final da noite e durante a madrugada, você impacta diretamente nos gastos do fim do mês.
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) explica que o valor da energia não é fixa ao longo do dia. Assim, entender o momento ideal para o uso é um caminho ideal para reduzir as despesas.
Logo, é preciso evitar o horário de pico, geralmente entre 18h e 21h. Nesse intervalo, há uma demanda muito grande por energia elétrica e ligar o eletrodoméstico nesse horário não é uma boa ideia.
[...]
Fonte: GUERRAS, Vitor. Conta de luz cara? Veja melhor horário para ligar a máquina de lavar roupa e economizar. 2025. In: Só notícia boa. Disponível em: <https://www.sonoticiaboa.com.br/2025/03/11/conta-luz-cara-melhor-horario-ligar-maquina-lavar-economizar>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D3) No trecho “Logo, é preciso evitar o horário de pico [...]”, a expressão destacada, de acordo com o texto, significa:
a) de madrugada.
b) no final da noite.
c) no início da noite.
d) pela manhã.
c) no início da noite.
Os textos trazem muitas vezes informações que estão nas entrelinhas, ou é possível deduzir certas informações pelo contexto, após finalizar a leitura do texto. Em outras palavras, esse descritor visa verificar a compreensão do leitor.
A Raposa e o Leão
Tinha a raposa o seu covil bem fechado e estava lá dentro a gemer, porque estava doente; chegou à porta um leão e perguntou-lhe como estava, e que a deixasse entrar, porque a queria lamber, que tinha virtude na língua, e lambendo-a, logo havia de sarar. Respondeu a raposa de dentro:
– Não posso abrir, nem quero. Creio que a tua língua tem virtude; porém é tão má vizinhança a dos dentes, que lhe tenho grande medo, e portanto antes quero sofrer com o meu mal.
Fonte: ESOPO. A raposa e o leão. In: Pensador. As 15 melhores fábulas com moral. s.d. Disponível em: <https://www.pensador.com/melhores_e_mais_famosas_fabulas_com_moral/>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D4) Sobre a atitude da raposa, é possível afirmar que ela:
a) acreditava no leão.
b) estava para morrer.
c) gostava da dor.
d) sabia do perigo.
d) sabia do perigo.
Ao ler um texto, é importante reconhecer qual o assunto abordado em meio às argumentações e descrições presentes. Desta forma, o leitor precisa reconhecer qual o assunto desse texto.
Conta de luz cara? Veja melhor horário para ligar
a máquina de lavar roupa e economizar
Pouca gente sabe, mas existe um horário melhor para ligar a máquina de lavar roupa e economizar na conta de luz. Ao usar a máquina no final da noite e durante a madrugada, você impacta diretamente nos gastos do fim do mês.
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) explica que o valor da energia não é fixa ao longo do dia. Assim, entender o momento ideal para o uso é um caminho ideal para reduzir as despesas.
Logo, é preciso evitar o horário de pico, geralmente entre 18h e 21h. Nesse intervalo, há uma demanda muito grande por energia elétrica e ligar o eletrodoméstico nesse horário não é uma boa ideia.
[...]
Fonte: GUERRAS, Vitor. Conta de luz cara? Veja melhor horário para ligar a máquina de lavar roupa e economizar. 2025. In: Só notícia boa. Disponível em: <https://www.sonoticiaboa.com.br/2025/03/11/conta-luz-cara-melhor-horario-ligar-maquina-lavar-economizar>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D6) Qual é o assunto desse texto?
a) o consumo de energia.
b) o horário mais caro para se lavar roupa.
c) os eletrodomésticos.
d) os gastos do mês.
a) o consumo de energia elétrica.
Fato são ações comprováveis, em que há registros do ocorrido. Já a opinião, embora possa se apresentar como uma afirmação ou de forma imperativa, não possui comprovação, visto que é subjetiva. É importante atentar para essa diferença para não tomar opiniões como verdades.
Jovem que vende bala para ajudar mãe diarista, faz vídeo inspirador e viraliza; ‘trabalhar para realizar sonhos’
“Quem não trabalha, não conquista”. Essa frase do Salatiel tocou muitos usuários do Instagram na última semana. O vídeo, que é mais o desabado de um jovem de 15 anos, que vende bala na rua para ajudar a mãe, viralizou e uma linda rede de apoio se formou para motivar o Saltiel a nunca desistir dos sonhos dele.
O adolescente foi abandonado pelos pais e, graças a generosidade da dona Vera, hoje ele tem comida, um lar e amor de mãe. Mesmo assim a rotina dos dois não é fácil. A casa onde eles moram está desabando e a mãe só tem o salário de diarista para dar conta de tudo. Apesar de valiosa, a ajuda do Salatiel não dá para reformar o lugar.
“Ele é muito esforçado, um ótimo filho. Me orgulha ver que ele tem muitos sonhos e me coloca em todos eles”, conta a mãe, em entrevista ao Só Notícia Boa. [...]
Fonte: CARVALHO, Monique de. Jovem que vende bala para ajudar mãe diarista, faz vídeo inspirador e viraliza; ‘trabalhar para realizar sonhos’. 2025. In: Só notícia boa. Disponível em: <https://www.sonoticiaboa.com.br/2025/02/26/jovem-vende-bala-ajudar-mae-adotou-video-inspirador-trabalhar-realizar-sonhos>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D14) Nessa notícia a opinião está presente no seguinte trecho:
a) A casa onde eles moram está desabando [...].
b) Ele é muito esforçado, um ótimo filho [...].
c) O adolescente foi abandonado pelos pais [...].
d) O vídeo, que é mais o desabado de um jovem de 15 anos, que vende bala na rua para ajudar a mãe, viralizou [...].
b) Ele é muito esforçado, um ótimo filho [...].
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
Os recursos multissemióticos estão bem presentes nos meios de comunicação atual. Desta forma, compreender o que essas imagens dizem é o foco deste descritor. Pode ser utilizado gráficos, fotos, charges, entre outros materiais visuais que transmitam uma mensagem em poucas ou nenhuma palavra.
Analise o gráfico a seguir:
Fonte da imagem: ESCOLA KIDS. Gráficos. s.d. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/matematica/graficos.htm>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D5) De acordo com o gráfico, a disciplina de Língua Portuguesa ficou atrás de qual disciplina na preferência dos estudantes?
a) Ciências.
b) Educação Física.
c) História.
d) Matemática.
d) Matemática.
Cada texto possui um objetivo, mesmo quando seus formatos ou conteúdos se assemelham. Este descritor tem por objetivo fazer com que o leitor perceba para que foi elaborado determinado material.
Observe o cartaz a seguir:
Fonte: FERNANDES, Márcia. O cartaz como gênero textual. s.d. In: Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/o-cartaz-como-genero-textual/>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D12) Qual o objetivo desse cartaz?
a) divulgar o serviço ofertado pelo SUS.
b) indicar os índices de morte encefálica/cerebral.
c) parodiar os filmes do Superman.
d) sensibilizar a população para a doação de órgãos.
d) sensibilizar a população para a doação de órgãos.
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
Este descritor deseja que o leitor compreenda se há relação entre diferentes textos, ou seja, se eles são próximos com relação ao tema; se apresentam teses opostas; se um texto estabelece relação com outro, por exemplo, se um complementa/explica o outro etc.
Texto 1
Nativos digitais: conheça a geração de crianças conectadas
Conheça os desafios que envolvem as crianças nascidas a partir de 2010
Você já teve contato com uma criança nascida a partir de 2010? Se sim, deve ter percebido como ela lida bem com aparelhos eletrônicos e inteligentes. Muitas vezes um adulto tem dificuldade em encontrar um vídeo numa mídia social, por exemplo, mas os pequeninos fazem isso com apenas poucos cliques.
Essas crianças fazem parte da chamada geração de nativos digitais, também conhecida como Geração Alpha, e já nasceram num mundo repleto de redes sociais online e videogames. Elas são, inclusive, parte das pessoas que passam maior parte do seu tempo conectadas à internet, o que traz inúmeros desafios aos seus pais e responsáveis.
O tempo que as crianças passam na internet
Uma pesquisa, publicada pela organização de pesquisa sem fins lucrativos Common Sense Media, evidenciou que o uso geral de tela entre crianças e adolescentes aumentou 17% de 2019 a 2021.
Segundo os dados, hoje em dia crianças de 8 a 12 anos de idade passam, em média, cinco horas e 33 minutos na internet. Todos os dias. O tempo gasto é ainda maior na faixa etária dos 13 a 18 anos: oito horas e 39 minutos. [...]
Fonte: MARQUES, Daniela. Nativos digitais: conheça a geração de crianças conectadas. 2023. In: Educa+Brasil. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/nativos-digitais-conheca-a-geracao-de-criancas-conectadas>. Acesso em: 18 mar. 2025.
Texto 2
Fonte: ALÍPIO, Felipe. Charge de quarta-feira (15/1/2025). 2025. In: Destaque Regional. Disponível em: <https://destaqueregional.jor.br/noticia/5782/charge-de-quarta-feira-15-1-2025>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D20) Os dois textos retratam:
a) A expertise das crianças nascidas após 2010.
b) O impacto do excesso de telas nos jovens e crianças.
c) O panorama da educação atual.
d) Os desafios após a lei de proibição dos celulares nas escolas.
b) O impacto do excesso de telas nos jovens e crianças.
Como o nome do descritor já prevê, o objetivo é identificar o posicionamento de cada texto e perceber semelhanças e contrastes entre eles.
Texto 1
Será que o café faz mal?
No Dia Internacional do Café, especialista da Secretaria de Saúde explica se
consumir essa bebida todos os dias pode afetar negativamente a saúde
Um cafezinho de manhã, uma outra xícara depois do almoço, mais uma à tarde. Muitos brasileiros estão acostumados a consumir café várias vezes ao longo do dia. A bebida faz parte da cultura do Brasil, que também é um dos maiores produtores do grão. O consumo de café pode trazer tanto efeitos positivos como negativos para a saúde.
Dentre os positivos, nota-se um aumento de energia e disposição, assim como da performance física. Além disso, o café possui propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças. Por outro lado, os efeitos negativos incluem insônia, ansiedade, problemas digestivos e até mesmo dependência. [...]
Fonte: GRATON, Isabela. Será que o café faz mal? 2024. In: Secretaria de saúdo de Distrito Federal. Disponível em: <https://www.saude.df.gov.br/web/guest/w/ser%C3%A1-que-o-caf%C3%A9-faz-mal->. Acesso em: 18 mar. 2025.
Texto 2
Cinturão do café
Antes de chegar à sua xícara, o seu café faz uma jornada composta por várias etapas. Todas essas etapas têm impacto sobre os grãos, incluindo a região e o clima onde são cultivados.
Quase todo o café do mundo cresce no 'Cinturão do Café'. O Cinturão do Café circunda a Terra, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Existem mais de 70 países produtores de café em todo o mundo, e a Starbucks® compra café a mais de 30 deles. As culturas, paisagens e métodos de cultivo variam de acordo com o país e todos contribuem para os diferentes sabores do café.
O cinturão do café é dividido em três regiões principais de cultivo: América Latina, África e Ásia / Pacífico. Nós fornecemos, torramos e misturamos com responsabilidade os cafés de cada uma dessas três regiões para lhe oferecer a cafés exclusivos.
Assim como o chá ou o vinho, o café obtém grande parte de seu sabor de onde vem. Cada uma dessas regiões de cultivo tem diferentes condições de cultivo e tradições que afetam o sabor geral do café.
Fonte: STARBUCKS. De onde vem o café? s.d. Disponível em: <https://www.starbucksathome.com/br/blog/De-onde-vem-o-cafe.html>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D21) Com relação ao texto 1 e 2, pode-se afirmar que:
a) O tema dos dois textos se contradiz.
b) O texto 1 é uma explicação do texto 2.
c) Os argumentos do texto 1 se assemelham aos do texto 2.
d) Os dois textos apresentam o mesmo tema.
d) Os dois textos apresentam o mesmo tema.
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
Neste descritor, é importante verificar os elementos anafóricos e catafóricos, isto é, aquelas palavras que retomam um termo já citado ou indicam algo que ainda será citado, bem como fazer usa da sinonímia, uma referência a um termo por meio de um sinônimo, outra palavra que denomine um mesmo elemento, de modo a não usar sempre a mesma palavra.
A raça do Scooby-Doo e de outro seis cachorros da ficção
O cachorro mais atrapalhado da ficção é um dogue-alemão, um dos maiores cães de raça, que chega a medir 1 metro de altura e pesar até 80 kg. Fisicamente, ele até se parece com o bicho que o inspirou. Mas, na personalidade, é bem diferente – algo que Iwao Takamoto, criador do desenho, diz ter feito de propósito para agradar as crianças.
Afetuoso e inteligente, um verdadeiro dogue-alemão jamais tremeria de medo ao ver seu dono em perigo. Ele costuma ser bastante desconfiado com estranhos e até agressivo se ameaçado, por isso é muito usado como cão de guarda. [...]
Fonte: PORTILHO, Gabriela. A raça do Scooby-Doo e de outro seis cachorros da ficção. s.d. In: Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/especiais/a-raca-do-scooby-doo-e-de-outro-seis-cachorros-da-ficcao/>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D2) No trecho “Ele costuma ser bastante desconfiado [...]”, a palavra em destaque se refere:
a) ao cachorro.
b) ao criador do desenho.
c) ao dono.
d) aos estranhos.
a) ao cachorro.
Muitas vezes existe confusão entre tese e tema. O tema é o assunto, sobre o que se discursa. A tese é o ponto de vista, o que o autor do texto defende no texto. Portanto, em um texto sobre a merenda escolar (tema), é possível abordar, por exemplo, a qualidade nutricional das refeições ofertadas ou a quantidade de desperdício de alimentos que sobram nos pratos (tese).
A importância da leitura
Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana.
Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos.
Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio. Além disso, com essa atividade aguçamos nosso senso crítico por meio da capacidade de interpretação.
Nesse sentido, vale lembrar que a “interpretação” dos textos é uma das chaves essenciais da leitura. Afinal, não basta ler ou decodificar os códigos linguísticos, faz-se necessário compreender e interpretar essa leitura.
Os benefícios da leitura
Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.
Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita.
Ao ler o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.
Por esse motivo, a leitura deve ser incentivada desde a educação primária. Incentivar os filhos pequenos em casa e criar hábitos são chaves importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura. Uma dica é levá-los nas bibliotecas, livrarias ou mesmo contar histórias para eles. [...]
Fonte: DIANA, Daniela. A importância da leitura. s.d. In: Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-leitura/>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D7) A autora desse texto defende a ideia de que a leitura:
a) ajuda na habilidade de escrita.
b) contribui na compreensão de textos.
c) desenvolve o cognitivo.
d) é uma alternativa de lazer.
c) desenvolve o cognitivo.
Esse descritor pode parecer difícil, no entanto é bem fácil de se trabalhar: basta levar os estudantes a refletir sobre os motivos presentes no texto que comprovam a tese do texto. As respostas das perguntas desse descritor sempre serão algum argumento. Importante: as respostas não precisam ser explícitas, ou seja, com as mesmas palavras presentes no texto. Uma vez que o objetivo é estabelecer uma relação, as alternativas podem ser parafraseadas.
A importância da leitura
Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana.
Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos.
Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio. Além disso, com essa atividade aguçamos nosso senso crítico por meio da capacidade de interpretação.
Nesse sentido, vale lembrar que a “interpretação” dos textos é uma das chaves essenciais da leitura. Afinal, não basta ler ou decodificar os códigos linguísticos, faz-se necessário compreender e interpretar essa leitura.
Os benefícios da leitura
Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.
Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita.
Ao ler o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.
Por esse motivo, a leitura deve ser incentivada desde a educação primária. Incentivar os filhos pequenos em casa e criar hábitos são chaves importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura. Uma dica é levá-los nas bibliotecas, livrarias ou mesmo contar histórias para eles. [...]
Fonte: DIANA, Daniela. A importância da leitura. s.d. In: Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-leitura/>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D8) De acordo com o texto, por que a leitura deve ser incentivada desde cedo?
a) As atividades de interpretação de texto exigem habilidades de leitura.
b) O foco está em auxiliar na decodificação dos códigos linguísticos.
c) O objetivo por trás é visitar livrarias e bibliotecas.
d) Os conhecimentos de mundo da pessoa são aumentados.
d) Os conhecimentos de mundo da pessoa são aumentados.
Por vezes é difícil fazer essa distinção. A dica aqui é observar primeiramente o título, que já traz algum indicativo, mas atenção: ele não é a resposta! A parte principal seria como um resumo bem enxugado do texto. Normalmente as alternativas incorretas (distratores) são informações que se ancoram na alternativa correta.
A importância da leitura
Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana.
Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos.
Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio. Além disso, com essa atividade aguçamos nosso senso crítico por meio da capacidade de interpretação.
Nesse sentido, vale lembrar que a “interpretação” dos textos é uma das chaves essenciais da leitura. Afinal, não basta ler ou decodificar os códigos linguísticos, faz-se necessário compreender e interpretar essa leitura.
Os benefícios da leitura
Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.
Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita.
Ao ler o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.
Por esse motivo, a leitura deve ser incentivada desde a educação primária. Incentivar os filhos pequenos em casa e criar hábitos são chaves importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura. Uma dica é levá-los nas bibliotecas, livrarias ou mesmo contar histórias para eles. [...]
Fonte: DIANA, Daniela. A importância da leitura. s.d. In: Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-leitura/>. Acesso em: 11 mar. 2025.
(D9) Qual é a parte principal do texto?
a) A leitura é considerada atualmente uma atividade de lazer.
b) A leitura somente será eficaz a partir do momento em que se compreende o texto.
c) As portas da criatividade são abertas somente por meio da leitura.
d) O cérebro se beneficia da leitura ao contribuir para uma escrita sem equívocos.
b) A leitura somente será eficaz a partir do momento em que se compreende o texto.
Enredo é o que acontece em alguma narrativa. Identificar o que possibilitou esse enredo ou qualquer outro elemento presente em uma narrativa é o foco desse descritor. É possível, por exemplo, solicitar identificar quem é o narrador, onde se passar a narrativa, entre outros.
Furto de flor
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la no jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.
– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro, José Olympio, 1985. p. 80. In: Portal do conto brasileiro. 2017. Disponível em: <https://contobrasileiro.com.br/furto-de-flor-cronica-de-carlos-drummond-de-andrade/>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D10) O clímax dessa história é quando a personagem principal:
a) devolve a flor ao jardim.
b) furta a flor.
c) transfere a flor para um vaso.
d) vê a flor morrer.
d) vê a flor morrer.
Este descritor objetiva elucidar a compreensão do texto no que se refere aos elementos de causa e consequência, ou seja, quais ações aconteceram primeiro que geraram outra. As perguntas podem ser tanto sobre a causa como sobre a consequência.
Jovem que vende bala para ajudar mãe diarista, faz vídeo inspirador e viraliza; ‘trabalhar para realizar sonhos’
“Quem não trabalha, não conquista”. Essa frase do Salatiel tocou muitos usuários do Instagram na última semana. O vídeo, que é mais o desabado de um jovem de 15 anos, que vende bala na rua para ajudar a mãe, viralizou e uma linda rede de apoio se formou para motivar o Saltiel a nunca desistir dos sonhos dele.
O adolescente foi abandonado pelos pais e, graças a generosidade da dona Vera, hoje ele tem comida, um lar e amor de mãe. Mesmo assim a rotina dos dois não é fácil. A casa onde eles moram está desabando e a mãe só tem o salário de diarista para dar conta de tudo. Apesar de valiosa, a ajuda do Salatiel não dá para reformar o lugar.
“Ele é muito esforçado, um ótimo filho. Me orgulha ver que ele tem muitos sonhos e me coloca em todos eles”, conta a mãe, em entrevista ao Só Notícia Boa. [...]
Fonte: CARVALHO, Monique de. Jovem que vende bala para ajudar mãe diarista, faz vídeo inspirador e viraliza; ‘trabalhar para realizar sonhos’. 2025. In: Só notícia boa. Disponível em: <https://www.sonoticiaboa.com.br/2025/02/26/jovem-vende-bala-ajudar-mae-adotou-video-inspirador-trabalhar-realizar-sonhos>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D11) Salatiel ajuda a mãe vendendo balas porque:
a) a casa está precisando de reforma.
b) a família não tem dinheiro para a comida.
c) o garoto se sente grato pela adoção.
d) o garoto tem muito sonhos a realizar.
a) a casa está precisando de reforma.
Para uma boa compreensão do texto, é mister que o significado de determinadas palavras seja claro e aplicado corretamente. É o caso dos advérbios e conjunções, por exemplo, que trazem um sentido dentro da palavra. Saber o significado expresso por essas palavras facilitam o entendimento dos textos.
Observe a tirinha a seguir:
Fonte: CARPINTARIA DAS PALAVRAS. As orações coordenadas. 2019. Disponível em: <https://carpintariadaspalavras.blogspot.com/2019/04/as-oracoes-coordenadas.html>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(15) Na tirinha há a conjunção “mas”, que traz o sentido de:
a) comparação.
b) conclusão.
c) explicação.
d) oposição.
d) oposição.
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS
E EFEITOS DE SENTIDO
A ironia é uma figura de linguagem que expressa uma informação A, quando na verdade quis dizer B. Já o humor é caracterizado pela quebra de padrão. Por vezes a graça do texto está exatamente na junção desses dois recursos. Este descritor busca a compreensão do leitor quanto a essas diferenças.
Leia a tirinha a seguir:
Fonte da imagem: PINTEREST. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/459648705713526098/>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D16) O humor está presente nessa tirinha quando:
a) a Mafalda interpreta o dicionário com um romance.
b) o pai escolhe um dicionário na estante.
c) o pai lê por pouco tempo com o livro.
d) o pai realiza uma rapidamente uma pesquisa.
a) a Mafalda interpreta o dicionário com um romance.
A pontuação serve, além de ditar o ritmo do texto e organizar os termos da oração, para diferenciar situações. A interrogação, por exemplo, dependendo da situação no texto, pode expressar uma dúvida, uma indignação, uma surpresa...
Veja a tirinha a seguir:
Fonte: GRAN QUESTÕES. Questões. 2009. Disponível em: <https://questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/lingua-portuguesa/1386277>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D17) Nessa tirinha há a presença do ponto de exclamação nos três quadrinhos, cada um apresentando um sentido diferente. Com relação ao primeiro quadrinho, qual o sentido do ponto de exclamação?
a) medo.
b) raiva.
c) satisfação.
d) surpresa.
d) surpresa.
O objetivo desse descritor é compreender palavras dentro do texto, uma vez que essas palavras podem fazer referência a outro termo, bem como ser uma expressão que carregue muita informação dentro dela.
Jovem que vende bala para ajudar mãe diarista, faz vídeo inspirador e viraliza; ‘trabalhar para realizar sonhos’
“Quem não trabalha, não conquista”. Essa frase do Salatiel tocou muitos usuários do Instagram na última semana. O vídeo, que é mais o desabado de um jovem de 15 anos, que vende bala na rua para ajudar a mãe, viralizou e uma linda rede de apoio se formou para motivar o Saltiel a nunca desistir dos sonhos dele.
O adolescente foi abandonado pelos pais e, graças a generosidade da dona Vera, hoje ele tem comida, um lar e amor de mãe. Mesmo assim a rotina dos dois não é fácil. A casa onde eles moram está desabando e a mãe só tem o salário de diarista para dar conta de tudo. Apesar de valiosa, a ajuda do Salatiel não dá para reformar o lugar.
“Ele é muito esforçado, um ótimo filho. Me orgulha ver que ele tem muitos sonhos e me coloca em todos eles”, conta a mãe, em entrevista ao Só Notícia Boa. [...]
Fonte: CARVALHO, Monique de. Jovem que vende bala para ajudar mãe diarista, faz vídeo inspirador e viraliza; ‘trabalhar para realizar sonhos’. 2025. In: Só notícia boa. Disponível em: <https://www.sonoticiaboa.com.br/2025/02/26/jovem-vende-bala-ajudar-mae-adotou-video-inspirador-trabalhar-realizar-sonhos>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D18) No trecho “[...] a mãe só tem o salário de diarista para dar conta de tudo.”, a expressão em destaque significa:
a) ajudar o filho.
b) pagar as contas.
c) realizar os sonhos do filho.
d) reformar a casa.
b) pagar as contas.
Aqui o foco está na análise da forma como foi empregada determinado termo (substantivo, verbo), o porquê de alguma repetição de palavra, o significado de algum advérbio, o uso de diminutivos ou de frases muito curtas, por exemplo. Pode-se analisar ainda porque de a palavra ser escrita por sílabas (separada por hífen).
CRIANÇA
De água e mato a vaca faz o leite
de flor e voo a abelha faz o mel
de milho e pena o galo faz o canto
de folha e terra a planta faz a flor.
Uma criança, com seu corpo e alma,
se faz de amor, amor, amor, amor…
Fonte: PALLOTTINI, Renata. Criança. In: ROCHA, Ruth. Poemas que escolhi para crianças. São Paulo: Moderna, 2013, p. 54.
(D19) Nesse poema, há a repetição da palavra amor no último verso. Qual o significado dessa repetição?
a) Dar ênfase à palavra.
b) Demonstrar a constância.
c) Expressar a quantidade.
d) Rimar com a palavra flor.
b) Demonstrar a constância.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Aqui o foco é observar e compreender, por meio do léxico, as características dos atores presentes nos textos. A linguagem utilizada no texto permite compreender melhor a finalidade do texto, a quem se direciona, o perfil do narrador etc.
Observe a seguinte imagem:
Fonte: TODA MATÉRIA. O que é variação linguística (tipos e exemplos). s.d. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/variacoes-linguisticas/>. Acesso em: 18 mar. 2025.
(D13) O desespero do paciente é devido ao médico:
a) Expressar-se de forma arcaica.
b) Falar de forma culta.
c) Usar termos técnicos.
d) Utilizar gírias.
c) Usar termos técnicos.
Obs.: A numeração dos descritores seguiu a matriz de referência das séries finais do Ensino Fundamental/Ensino Médio, visto que é mais completa que a dos anos iniciais.
*** Os descritores 7, 8, 9 e 21 não são contemplados nas séries iniciais.