A vírgula não é um tema difícil (acredite em mim). O problema reside na maneira como esse tema é ensinado. Os livros didáticos, principalmente, assim como as gramáticas, dão a mim a impressão de que somente calcado em regras e mais regras será possível compreender o uso desse sinal de pontuação. A vírgula não pode ser usada seguindo a intuição. Ela deve ser aplicada de acordo com algumas regras, as quais serão explicadas aqui de forma simples e fácil. Para isso será utilizada uma abordagem que não se assemelhe ao que está nas gramáticas, objetivando a compreensão, sem necessidade de termos técnicos.
INTRODUÇÃO
Inicialmente apresento o conceito de ORAÇÃO no contexto da gramática. Oração é cada ação realizada em uma frase. A ação é expressa pelo verbo. O verbo é aquela palavra que indica o que acontece na frase. Veja os exemplos:
a) Juquinha escovou os dentes.
b) Juquinha foi escovar os dentes.
c) Juquinha tinha ido escovar os dentes.
Percebam que na frase a) há apenas um verbo e somente uma ação foi realizada (escovar). Já nas frases b) e c) há mais verbos, porém somente uma ação foi realizada. Passando um raio-x nas três frases, teremos um sujeito (Juquinha), uma ação (escovar) e um complemento (os dentes).
Sujeito é o termo da frase que realiza a ação, podendo ser uma pessoa, um animal, um objeto, ou seja, qualquer palavra que aja sobre o verbo, que pratique a ação do verbo.
Verbo é qualquer palavra que indica alguma ação (seja ela estática ou de movimento). Normalmente os estudantes têm dificuldades em localizar o verbo estático, pois não indica deslocamento. Por exemplo: o verbo ser.
Complemento é tudo aquilo que não é sujeito, nem verbo. No exemplo apresentado, o termo "os dentes" sofre a ação do verbo. Em outras palavras, ele não é o sujeito, nem a ação em si, logo é o complemento.
A VÍRGULA
Considerada um sinal de pontuação, a aplicação da vírgula está relacionada a aspectos gramaticais. Isso quer dizer que ela não é pausa na fala, e há um porquê do seu uso. Embora as gramáticas apresentem todos os usos da vírgula, ela tem basicamente apenas duas funções: enumerar (fazer lista) e intercalar (marcar que um trecho foi inserido no meio de outra informação).
ENUMERAÇÃO (LISTA)
A falta de compreensão acarreta seu uso de forma equivocada, pois ela jamais poderá estar presente entre o sujeito (quem/o que faz a ação) e o verbo (o que está acontecendo), bem como não pode aparecer entre o verbo e o complemento (informação que ajuda a compreender a ação do verbo, ou outra informação que não é o sujeito).
Em língua portuguesa, normalmente se fala/escreve na ordem direta, isto é, primeiro o sujeito, depois o verbo e por fim o complemento (S V C). As dúvidas são mais frequentes quando esta ordem se altera. Mesmo com a ordem inversa, a vírgula nunca poderá separar esses elementos, a menos que haja uma lista ou uma intercalação. Com exemplos fica mais fácil de compreender.
O menino jogou bola.
O menino: sujeito (quem realiza a ação).
jogou: a ação em si.
bola: complemento.
Nada impede de se falar “Bola o menino jogou”. A vírgula não pode aparecer entre esses termos. Gramaticalmente falando, não haveria problema dizer: Bola jogou o menino. Entretanto pode gerar confusão. Por isso que a ordem direta (S V C) é mais indicada. Vejo o próximo exemplo:
O leão, o elefante, a girafa e a pantera são animais selvagens.
Note que há uma lista de sujeitos e, portanto, é necessário o uso da vírgula. Contudo o último elemento (aquele ao lado do verbo) não está separado por vírgula. O mesmo ocorre entre o verbo e o complemento.
A criança pegou, cheirou, rabiscou e amassou a folha de papel. (lista de ações)
A menina ganhou de presente uma boneca, um vestido, uma sapatilha e um livro. (lista de complementos)
Perceba que nos dois exemplos há uma lista. Mais uma vez, entre os termos S V C não há vírgulas. As listas podem ser feitas não apenas com esses elementos, mas também com frases inteiras.
A mãe preparava o almoço, a filha brincava de boneca, o pai lavava o carro e o vizinho roçava a grama.
Como se pode perceber, há uma lista de frases, e cada frase contém seus elementos (S V C).
RESUMO
A vírgula não é usada para fazer pausa na fala.
Nunca se usa vírgula entre sujeito, verbo e complemento (S V C).
Ela serve para fazer listas e intercalações.
As listas podem ser de sujeitos, de verbos, de complementos e até mesmo de frases inteiras.
EXERCÍCIO 01
Transcreva as frases para uma folha e aplique a vírgula, quando necessário.
1. O menino a menina uma professora e duas vigias participaram dos momentos de leitura na escola.
2. Os adolescentes jogam videogame navegam na internet passam horas nas redes sociais conversam com os colegas e assistem a muitos filmes e seriados.
3. Minha mãe preparou hoje bolos tortas brigadeiros pudins e gelatinas.
4. As crianças brincam os adolescentes conversam e os pais trabalham.
CORREÇÃO 01
1. O menino, a menina, uma professora e duas vigias participaram dos momentos de leitura na escola.
2. Os adolescentes jogam videogame, navegam na internet, passam horas nas redes sociais, conversam com os colegas e assistem a muitos filmes e seriados.
3. Minha mãe preparou hoje bolos, tortas, brigadeiros, pudins e gelatinas.
4. As crianças brincam, os adolescentes conversam e os pais trabalham.
INTERCALAÇÃO
Para compreender como funciona uma intercalação, pense que a frase é um cano de água e uma torneira é a sua intercalação. Sempre que quiser colocar uma torneira, é necessário cortar o cano no ponto desejado e, para finalizar o procedimento, deve-se colar as duas pontas para que não vaze água. Na frase ocorre o mesmo: é necessário “colar” as duas pontas cortadas da sua frase com vírgulas. Observe o exemplo:
Uma viagem à Europa, independentemente da época do ano, é uma experiência maravilhosa.
Caso sua intercalação estiver no início da frase, haverá apenas uma vírgula na ponta em que a frase continua. O mesmo se aplica quando a intercalação estiver no fim da frase. Haverá apenas um diferencial que, no lugar da segunda vírgula, colocar-se-á o ponto final.
Independentemente da época do ano, uma viagem à Europa é uma experiência maravilhosa.
Uma viagem à Europa é uma experiência maravilhosa, independentemente da época do ano.
Cabe neste ponto de aprendizagem mencionar outro sinal de pontuação: o ponto e vírgula (;).
Ele é utilizado quando a vírgula já estiver muito presente em uma frase, de forma a separar a informação. De uma maneira simples, imagine que esse sinal seja mais forte que uma vírgula, porém mais fraco que um ponto final. Algo entre esses dois sinais. Com exemplo fica mais fácil de compreender.
Os professores planejam aulas, ministram-nas, preparam, aplicam e corrigem as avaliações; os estudantes prestam atenção às aulas, realizam as atividades propostas e estudam para as avaliações.
Nesse exemplo há duas frases contendo listas. Então, para separar essas informações, uma vez que a vírgula já estava presente, o ponto e vírgula separou as duas frases, o que, em situações sem listas, seria necessário apenas uma vírgula. Observe:
Os professores planejam aulas, os estudantes prestam atenção às aulas.
Observação: quando houver informação de tempo e lugar [essas são as mais frequentes] e esta estiver posicionadas no final da frase, a vírgula poderá ser, dependendo do caso, desnecessária, visto que o lugar desse tipo de informação normalmente é no final da frase.
RESUMO
A vírgula pode ser usada para inserir uma informação no meio de uma frase.
Aplica-se o ponto e vírgula quando a vírgula já foi muito utilizada, de forma a não confundir as listas.
Se a intercalação vier no início ou no final da frase, apenas uma vírgula será necessária (no ponto em que se conecta com a frase).
EXERCÍCIO 03
1. Aplique a vírgula sempre que necessário, seja por enumeração ou intercalação.
A sustentabilidade é nos dias de hoje necessária em nossas casas e importante para o planeta. Ações sustentáveis quando bem aplicadas proporcionam economia de dinheiro e diminuem a quantidade de lixo em casa. Fechar a torneira durante a escovação dos dentes tomar banhos mais rápidos evitar sacolinhas do supermercado e reutilizar a água da máquina de lavar para a limpeza de calçadas são atitudes simples que além de proteger a natureza garante recursos para as próximas gerações.
CORREÇÃO 03
A sustentabilidade é, nos dias de hoje, necessária em nossas casas e importante para o planeta. Ações sustentáveis, quando bem aplicadas, proporcionam economia de dinheiro e diminuem a quantidade de lixo em casa. Fechar a torneira durante a escovação dos dentes, tomar banhos mais rápidos, evitar sacolinhas do supermercado e reutilizar a água da máquina de lavar para a limpeza de calçadas são atitudes simples que, além de proteger a natureza, garante recursos para as próximas gerações.
Os trechos com destaque em verde são intercalações. As demais vírgulas são enumerações (listas).
CASOS ESPECIAIS
1) A vírgula é utilizada também para indicar que um verbo foi omitido (escondido). Veja o exemplo.
Os meninos brincam de bicicletas e as meninas, de voleibol.
Nesse caso, a vírgula substitui o verbo brincar.
2) Esse sinal pode ainda mudar o sentido de uma frase, quando a intercalação tiver valor de qualidade ou característica. Assim, seu uso apresentará um sentido, e a ausência da vírgula, outro. Observe o exemplo:
Os vasos de flores, que estão na calçada, precisam ser regados.
Neste exemplo, poderíamos dizer que o trecho entre vírgulas é opcional, isto é, poderíamos retirar da frase sem prejuízo da informação. Logo se compreende que todos os vasos de flores precisam ser regados, pois eles estão (todos) na calçada.
Os vasos de flores que estão na calçada precisam ser regados.
Neste exemplo sem vírgulas, não há trecho opcional, logo os vasos de flores que estão na calçada precisam ser regados, os que estão em outros lugares não precisam. Tenha em mente que esse trecho com valor de qualidade/característica é uma ordem específica, certeira, que exclui outras possibilidades.
Vírgula antes ou depois do E?
Depende da frase. Se houver uma intercalação, pode vir após.
Hoje fez muito calor e, como sempre, tomamos banho de piscina.
A vírgula estará presente antes do E, se houver mudança de sujeito, de forma a evitar confusão.
Mamãe pediu ajuda a Juquinha, e Jurema ficou lendo seu livro.
Note que, se não houvesse a vírgula, durante a leitura, poderíamos ler (fazer a entonação da leitura) que a ajuda foi pedida ao Juquinha e Jurema.
Nomes próprios
A vírgula será usada antes e depois de um nome próprio quando ele for único, isto é, não há como confundir a informação. Em outras palavras, esse nome será uma intercalação, bem como funciona como uma explicação. Vejo o exemplo:
O primeiro presidente do Brasil, marechal Deodoro da Fonseca, governou o país de 1889 a1891.
Note que só há um primeiro presidente. Então o nome do marechal é uma explicação, um acréscimo, que poderia ser excluído sem prejuízo da informação; diferentemente de quando há outros nomes que poderiam completar essa lacuna. Confira o exemplo.
O ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso fora ministro da economia no governo anterior a sua posse.
Ex-presidente há vários. Logo é necessário apresentar a informação sem vírgulas, pois essa informação não é única.
Chamados
Quando chamamos alguém, essa palavra/expressão que nomeia quem chamamos deve ser sempre separada por vírgulas e normalmente se posiciona no início da frase.
– Filho, entre! O almoço está pronto.
Frases com sentido incompleto
Sempre que houver uma frase com sentido incompleto (lembra o conceito de oração?), estas deverão ser separadas por vírgulas. Esse é um conceito que exige uma compreensão mais aprofundada da estrutura frasal, porém, se levar em consideração o conceito de oração, o processo será menos sofrido. Observe o exemplo:
Eu ligo para você, quando eu chegar em São Paulo.
Há duas frases/orações nesse trecho: chegar e ligar.
Ao lermos “Eu ligo para você”, todos compreendem o que será feito.
O mesmo não acontece com a segunda parte: “quando eu chegar em São Paulo”. Se lermos apenas essa parte, há a impressão de que a frase não está completa... [o que acontecerá ao chegar em SP?). Esse trecho somente será compreendido na plenitude quando estiver unida à outra parte. Se as duas partes estiverem em posições invertidas, a vírgula continua necessária.
Quando eu chegar em São Paulo, eu ligo para você.
Palavras que introduzem uma ideia oposta
Quando expressamos uma informação e, em seguida, apresentamos uma outra contrária, utilizando os termos mas, porém, contudo etc.; a vírgula é obrigatória antes desses temos, mesmo que as frases sejam com sentido completo (independentes).
Papai me deu uma bicicleta nova, mas eu não gostei do modelo.
Ganhar uma bicicleta é algo bom (positivo). Não gostar do presente é algo ruim (negativo). Para juntar as duas informações é necessário conectá-las com uma palavra que passe a ideia de que a próxima frase irá contradizer a primeiro. Essas palavras sempre virão após uma vírgula. Outro exemplo:
O dia amanheceu chovendo, porém vamos à praia mesmo assim.
Atenção! Quando utilizarmos o MAS para se opor a um complemento, a vírgula não é necessária. Normalmente a primeira frase é negativa. Veja o exemplo:
Eu não comprei uma bicicleta mas uma moto.
Este caderno não é bonito mas horrível.
Modelo de notícia para análise.
SP: SÃO 7 FERIDOS EM QUEDA DE AVIÃO
Segundo a Secretaria da Saúde do estado, uma das vítimas, que está internada no Hospital Geral de Vila Penteado, teve ferimentos leves e está estável. [...]
Perceba que a frase principal está em negrito. Em amarelo, há uma frase incompleta, que somente será compreendida perfeitamente quando lida com a frase principal (em negrito). Em verde, há uma intercalação (é uma frase, pois contém verbo, e explica sobre as vítimas).
A câmera frontal do ônibus, que foi atingido por destroços de avião, registrou o momento em que passageiros saem do veículo.
Novamente a frase principal está em negrito. Em verde, há uma intercalação (é uma frase, pois contém verbo, e explica sobre o ônibus).
RELEMBRE O ACIDENTE
O avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, em São Paulo, na manhã de sexta-feira (7). O passageiro e advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e Gustavo Carneiro Medeiros, piloto da aeronave, morreram no acidente.
A frase principal está em negrito. Em verde, há intercalações: a primeira é uma informação única, isto é, a Avenida Marquês de São Vicente fica na Barra Funda, que, por sua vez, fica em SP. Mesma situação de nomes próprios anteriormente explanado. Os segundo e terceiro casos são intercalações também, porém expressam uma explicação: a idade do passageiro e quem era o piloto da aeronave.
A aeronave, um bimotor turboélice de pequeno porte, decolou do Aeroporto Campo de Marte pela manhã e a torre de controle perdeu contato com ela pouco depois, às 7h16.
A frase principal está em negrito. Em verde, há uma intercalação: uma explicação da aeronave. Em azul, há uma enumeração, uma lista. Já havia uma informação de tempo (quando), expressa pela locução "pouco depois". Para ficar mais preciso, foi adicionada mais uma informação de tempo: "às 7h16".
O destino era cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h20 para atender a ocorrência. [...]
A frase principal está em negrito. Em verde, há uma intercalação: uma explicação da cidade de Porto Alegre (informação única).
Conforme revelado pela capitã Natália, do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo, em entrevista à CNN, a aeronave não possuía autorização para realizar voos comerciais.
A frase principal está em negrito. Em amarelo, há frases incompletas, que precisam da frase principal para se compreender e fazer sentido. Em verde, há uma intercalação: uma explicação de quem é a capitã.
O trânsito também foi afetado pelo acidente, sendo necessário, aos motoristas, fazer outros caminhos por conta dos bloqueios.
A frase principal está em negrito. Em amarelo, há uma frase incompleta, que precisa da frase principal para se compreender e fazer sentido. Em verde, há uma intercalação: uma informação adicional inserida no meio da frase dependente (em amarelo): a quem é necessário fazer outros caminhos.
O caso está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), instituição vinculada à Força Aérea Brasileira.
A frase principal está em negrito. Em verde, há uma intercalação (mesmo que no fim da frase): uma explicação sobre o Cenipa.
Confira a notícia na íntegra (sem as análises em vermelho) no site da CNN Brasil.
Fonte: RAJÃO, Guilherme; BERNARDINO, Juliana. SP: São 7 feridos em queda de avião; veja reação das pessoas em ônibus. 2025. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/sp-sao-7-feridos-em-queda-de-aviao-veja-reacao-das-pessoas-em-onibus/>. Acesso em: 8 fev. 2025.
Diógenes Schweigert
Postado em: 8 de fevereiro de 2025.