Conhecimento não ocupa espaço e é algo que ninguém pode lhe retirar. E aprender é sempre bom, principalmente quando surge aquele desejo de realizar um trabalho digital bem elaborado, que necessitará de recursos, ferramentas ou técnicas que não conhecemos. Diante disso, segue uma lista de opções que poderão ser válidas na elaboração de trabalhos pessoais.
Na era da tecnologia, não é mais necessário (nem interessante) ficar fazendo trabalhos em papel. Que tal fazer sua própria capa de revista digitalmente? Para isso utilize ferramentas gratuitas, algumas nem precisa de cadastro.
Canva (que tem opção para professores com mais recursos) é uma opção bem legal e dinâmica e é bem fácil de manusear. Para ver como se faz uma capa de revista no Canva, acesse aqui.
Fotor apresenta uma plataforma similar ao Canva.
Para aqueles que ainda não estão muito familiarizados com esses sites, é possível ainda criar uma capa de revista no Word. Em um primeiro momento pode parecer um pouco complicado, mas não é! Veja como se faz neste vídeo aqui.
Em pesquisas para oferecer material de suporte, encontrei esse vídeo bem curtinho que pode ajudar quem só consegue utilizar via celular (sem acesso a computador). Parece ser uma boa opção! Confira aqui.
Este Youtuber indica um app para edição. Você pode se cadastrar neste usando uma conta de e-mail ou outras contas já existentes, como o Facebook.
Penso que não é necessário instalar nenhum app novo no celular, visto que o importante desse vídeo é perceber como é fácil montar uma capa. Como já citado, o Canva e o próprio Word dão o suporte necessário.
Nem sempre as imagens que queremos utilizar em uma montagem está como gostaríamos, sempre há alguém mais ao fundo, ou a arte que desejamos necessitaria de uma foto/imagem com fundo transparente etc. Com os sites a seguir você poderá editar suas imagens de forma fácil e gratuita.
Removedor de fundo
* Remove permite que você consiga, por exemplo, utilizar uma foto sua e excluir os elementos ao seu redor, recortando apenas a sua pessoa. Excelente para montagens digitais.
* PhotoRoom é outra opção interessante. Além de gratuito oferece algumas ferramentas extras. Fazendo login, você terá acesso a suas edições, assim como no Canva.
* Unscreen é uma opção muito legal, principalmente se você quer apagar o fundo de um vídeo. Sim, o efeito é como se fosse gravado em Chroma Key (aquele efeito de quando se grava com fundo verde). Vale a pena se divertir neste site.
Removedor de marca d’água
* Watermaker remover é um site que remove aqueles textos sobre imagens, normalmente aquelas pagas ou de amostras. Eu recomendo a compra da imagem ou procure nos sites de imagens grátis.
Removedor de elementos da foto
* Clean up pictures (retirar apenas um item) - Às vezes temos uma foto legal, mas no fundo tem um cachorro passando ou ficou a pontinha de um carro no canto da foto, uma pessoa caminhando na hora errada. Então, com esse site é possível pagar esses elementos.
* Magic Eraser é um site bem fácil de se manusear, que também possibilita remover elementos indesejáveis das imagens. O serviço é gratuito, mas, se você desejar uma melhor resolução, é necessário pagar. Entretanto, a resolução entre o original e o alterado reduz cerca de 50%.
* Picwish é um site bem interessante que reúne várias funções em uma página apenas: remove fundo, melhora a resolução da foto, remove objetos etc. Vale a pena conferir!
Banco de imagens grátis
Nem sempre temos as imagens que desejamos, ou o enquadramento, o ângulo perfeito para atender às nossas necessidades. Na internet há sites que disponibilizam gratuitamente imagens em nível profissional para realizarmos nossas artes digitais.
* Freepik disponibiliza uma infinidade de imagens incríveis para utilizarmos, inclusive comercialmente (desde que referenciado). A plataforma está em inglês, mas você pode realizar sua pesquisa em português tranquilamente. Caso ache necessário, clicando com o botão direito do mouse, é possível traduzir o site.
* Pixabay é uma plataforma similar ao Freepik, com o diferencial que já está em português. As funções são as mesmas, mas é possível que as imagens de um não sejam as mesmas do outro. Então, se não encontrar a imagem perfeita para seu projeto na opção anterior, aqui há outra. ATENÇÃO: as imagens dessas plataformas, embora não tenham custos, precisam ser referenciadas, mesmo quando utilizadas sem fins lucrativos.
A arte de escrever não é difícil, como muitos pensam. Até mesmo eu pensava que não era fácil. Claro que sem algumas técnicas, dicas e orientações o caminho fica mais difícil. Após várias leituras, estudos e cursos, acredito que encontrei um caminho que me leve aonde eu quero: escrever com qualidade e de forma bem estruturada. Olhando de longe o processo de construção da narrativa ficcional parece difícil, mas quando trabalhada passo a passo é muito simples. O que falta para nós, muitas vezes, é exercitar nosso poder criativo, que não é ativado por falta de dicas ou pela correria da vida moderna. Com as dicas a seguir, você já terá uma boa ideia de como ser mais criativo, de onde extrair temas para escrita. Depois é só escrever.
Um livro que clareia muito as ideias foi Plot and structure, de James Scott Bell, disponível na Amazon.
Nesse livro é possível compreender como uma narrativa se estrutura, como desenhar um protagonista marcante, dicas de como gerar ideias, entre outras dicas valiosas. Nessa trajetória em busca da compreensão do tema, descobri que há arquétipos que moldam as personagens, então vale a pena conferir um pouco sobre esse tema.
Para isso, indico o blog da Ely Varella, onde ela explica sobre os 12 arquétipos de Jung, que têm relação com as personalidades da astrologia. Esses arquétipos são padrões esperados.
Douglas Maluf também faz uma abordagem sobre esse tema em seu blog. Ele apresenta de forma mais objetiva e é um ótimo complemento para o blog da Ely.
Outro artigo muito interessante para quem curte compreender a estrutura narrativa chama-se As 36 situações dramáticas de Polti, que afirma que não há histórias diferentes, apenas variantes dessas 36.
O canal Quarto setor, no YouTube, aborda o tema roteiro, explicando a narrativa do cinema (que se aproxima demais com a do livro) de forma clara e com vídeos descontraídos. Um dos temas que me chamou a atenção foi a jornada do herói, que é clássica nos filmes e livros de ação. Sugiro em especial as playlists Roteirizando e Crie histórias comigo.
Outro canal muito bom no YouTube é do Raoni Marqs, o qual tem uma linguagem descontraída, simples e fácil de entender. Ele consegue explicar as partes mais densas da teoria literária de uma maneira muito clara, que parece que estamos falando de videogame, tão leve que é a explanação feita. Há ainda vídeos de tira dúvidas, que são excelentes momentos de esclarecimentos. Muitas das questões respondidas são dúvidas que, por vezes, nós também temos. Vale a pena assistir a todos os vídeos do canal.
Dimitri Vieira, no portal Talentnetwork, publicou em 2019, sobre a jornada do herói, um texto interessante sobre o passo a passo que compõe a linha do tempo de uma trama. Os 12 passos da jornada do herói dividem-se entre os atos (Ato 1, Ato 2A, Ato2B e Ato 3).
Curiosidade:
um conto contém de 1.000 a 7.000 palavras;
uma novelete conta entre 7.000 e 20.000 palavras;
uma novela gira entre 20.000 e 50.000 palavras;
já um romance ultrapassa a casa das 50 mil palavras.
Fonte: Nano Fregonese [curso].
Se você é como eu, que gosta de estudar, ou precisa se atualizar, seja por cursar uma especialização, uma (nova) graduação, ou mesmo por curiosidade, saiba que há diversos sites que oferecem cursos grátis, alguns emitem até certificado gratuito.
Então não há mais desculpas para ficar sentado esperando as horas passarem...
A FASOUZA é uma universidade mineira que oferta diversos cursos livres interessantes com certificado digital grátis! São mais de 70 cursos de 80 horas totalmente na faixa.
Eles dispõem de muitos outros cursos, de carga horária variada, mas com custo. Infelizmente existe uma restrição quantos aos cursos gratuitos: você só pode realizar quatro.
Há a possibilidade de um quinto curso, mas para isso é necessário cumprir uma tarefa.
Outro site interessante é o GYN CURSOS. São cursos 100% gratuitos, com vídeos disponibilizados em plataforma própria. O certificado é grátis, simples, porém certifica apenas 2h de curso.
O certificado completo, bem bonito, com ementa, descritivo dos temas estudados e carga horária melhor (40 ou 80 horas) pode ser adquirido por um preço acessível.
Vale a pena o investimento, visto que os cursos são de qualidade, interessantes. Independentemente do certificado que você optar, o conhecimento oferecido nesta plataforma vale o tempo na frente do computador.
O ITAÚ SOCIAL também é uma plataforma que oferta gratuitamente mais de 50 cursos com certificado.
Outra plataforma que vale a pena é o GINEAD, porém os cursos não são tão bacanas como as recomendações anteriores, O site oferece uma infinidade de cursos, mas os certificados são pagos.
É possível estudar tranquilamente, pois os materiais são bons, sucintos, mas a emissão do certificado é condicionada ao pagamento. Para complementar os estudos e ver o mesmo tema sob outra perspectiva é excelente.
Outro site muito bom com cursos incríveis é o KULTIVI. São aulas em vídeo e com material de apoio. As aulas são totalmente gratuitas e com certificado simples (sem ementa ou histórico) e sem custos.
São vários cursos, desde preparatório para o ENEM, cursos de idiomas nos níveis básico, intermediário e avançado, entre outras opções.
Para fechar essa lista inicial de plataformas educativas, cito aqui a UNINTER, que oferta diversos cursos, sendo 17 deles sem custos. Os cursos são ofertados em ambiente virtual próprio da universidade, compostos basicamente por vídeo.
A universidade oferece ainda links de materiais complementares, artigos relativos à aula do capítulo. Para receber o certificado grátis, basta obter nota mínima na avaliação.
MEC - Disponibiliza diversos cursos gratuitamente.
Escola Virtual Gov - Também é uma plataforma do MEC, com cursos muito interessantes.
UDEMY - Disponibiliza cursos (apenas alguns são grátis, é necessário filtrar as opções) com certificado pago.
E-cursos - cursos grátis com certificado pago.
EWcursos - cursos grátis com certificado pago.
Certificado cursos online - quase 300 cursos grátis com certificado pago.
SEBRAE - O Sebrae também possui uma plataforma de cursos totalmente grátis, mas são mais voltados para o empreendedorismo.
Sempre que estamos fazendo um trabalho digital, seja para o trabalho, escola ou até mesmo uma montagem pessoal, esbarramos por vezes em imagens com baixa resolução (ou aquela foto recebida pelo WhatsApp, por exemplo). Isso significa que a qualidade da imagem é baixa e só podemos utilizá-la pequena, quando é possível imprimir (revelar).
Bigjpg é a solução para esses casos, pois é um site que amplia a resolução (qualidade) da sua foto/imagem. Tudo isso de forma gratuita e muito fácil de usar.
Outras opções para aquisição de imagens é o site Flaticon, que oferta gratuitamente imagens e ícones dos mais variados temas, porém é necessário fazer atribuição (referência).
Para resolver o problema com as imagens que possuem direitos autorais, a inteligência artificial nos ajuda.
O site Craiyon é uma plataforma de inteligência artificial que desenvolve as imagens conforme solicitado. Basta digitar o pedido que a AI gera para você.
Outra opção similar ao Canva e totalmente grátis é o Polotno.
Tinywow é uma plataforma incrível que oferece recursos para imagens, vídeos, PDFs e muito mais.
Caso você ainda queira usar uma foto de família antiga, com baixa qualidade (devido à tecnologia elementar da época), ou até mesmo colorir e dar vida às pessoas das fotos, acesse My heritage.
Se precisar de mais sugestões, o site Medium apresenta listas sem fim de recursos, tem até gerador de memes. Vale a pena descobrir as ferramentas existentes.
Boa parte dessas dicas incríveis são obtidas no canal do Instagram do JORNADA PRO. O cara é fera em dicas para computador e celulares.