BRODY, Jessica. Save the Cat! Writes a Novel: The Last Book On Novel Writing You'll Ever Need.
Nova Iorque: Ten Speed Press, 2018.
Jessica Brody graduou-se em Economia e Francês, especialista em Japonês, é autora de mais de 20 romances para (pré)adolescente e adultos, sendo sua experiência autorial datada desde a infância. Já trabalhou para os estúdios MGM, bem como já foi convidada pela Disney para escrever livros baseados nas histórias desta franquia. Atualmente reside com o marido em Portland (EUA) e faz visitas virtuais a diversas escolas ao redor do mundo (JESSICA BRODY).
Save the cat! Writes a novel explica que um romance, seja ele uma história de amor, uma aventura intergaláctica ou uma obra de terror, precisa apresentar impreterivelmente um problema, um desejo e uma necessidade. A estrutura narrativa é dividida em três atos, e é função do Ato 1 apresentar a necessidade.
O Ato 1, assim como os demais, é dividido em etapas menores, contendo pontos que devem ser explorados no desenvolvimento da narrativa, a saber: uma imagem inicial, definição do tema, o início da história em si. Até esse ponto a história não apresenta grandes emoções, visto que ainda é a fase de conquista do público, situando o leitor na realidade da personagem principal. A problemática, etapa seguinte, é o momento em que a personagem se encontra em uma sinuca, ela precisa tomar uma decisão que não tem volta. A decisão é a última etapa do Ato 1. Independentemente do passo a ser dado, a vida da personagem mudará e não haverá mais chances desta ser a mesma.
O Ato 2 é o momento em que a ação começa, é o motivo pelo qual o leitor se interessou pela obra. De forma bem simples, o Ato 2 seria o oposto do Ato 1, visto que aquela vidinha pacata não existe mais para a personagem principal. Sua tranquilidade e rotina nunca mais serão as mesmas. Desta forma, inicia-se com o ponto de virada, a situação que vira de cabeça para baixo a história. A segunda etapa do Ato 2 é a inserção de uma história secundária. Personagens novos são inseridos ou coadjuvantes ganham importância na narrativa. A terceira etapa é a ação em si. Problemas e mais problemas. Essa fase também é conhecida como jogos e diversão (para o leitor). A quarta etapa é o ponto central, o meio da narrativa. Aqui é importante apresentar uma falsa derrota ou uma falsa vitória. Isso desestabilizará a personagem, trazendo tensão. Na quinta etapa, deve-se dar destaque aos antagonistas, que a personagem não esperava que apareceriam. O antagonista, elemento narrativo que impede o sucesso do protagonista, pode ser uma situação interna, como o medo, uma fobia etc. Para manter o clima tenso, a personagem precisa ter a sensação de que tudo está perdido, ou seja, é o momento de tudo começar a dar (mais) errado. Esta seria a sexta etapa. A sétima não foge à linha, a personagem deverá “surtar” com o ocorrido na etapa anterior, ela desejará desistir como consequência de tudo o que já passou desde o início do Ato 2.
O Ato 3 deverá mostrar no que a personagem principal se tornou, o que ela aprendeu nessa jornada. Para isso, haverá um novo ponto de virada, que não há mais volta, que não se pode negar, evitar ou fugir. Curiosamente será apresentada aqui a solução, contudo com muita luta. Para isso, a personagem reunirá recursos (amigos, ideias, aprendizados) para enfrentar seu vilão, executará seu plano e... falhará. Então será a hora de tirar da manga um novo plano (às pressas) e então, sim, vencer. Para fechar o Ato 3, a personagem principal deve retornar à cena inicial, porém como uma nova pessoa, mais madura, com o aprendizado sinalizado no início concluído.
Este é um livro da série Save the cat!, embora não seja escrito pelo mesmo autor (Blake Snyder). O livro de Brody aborda diretamente como se escreve um livro. O subtítulo da obra afirma que este é o último livro que você precisará sobre a escrita de romances. Penso que é verdade, pois o livro é muito didático. O ponto negativo é que ele ainda não foi lançando no Brasil, isto é, não há, portanto, edições em português. De forma bem simples, a autora revela o passo a passo da escrita de romances, bem como ilustra cada segmento com obras renomadas, apontando todos os tópicos que ela ensina na prática.
Algumas das obras detalhadas para análise são: O caçado de pipas, Harry Potter e a pedra filosofal, O diário de Bridget Jones, entre muitos outros. Em cada seção, além da obra detalhada, há uma lista de livros do mesmo gênero, o que contribui bastante para a reflexão e compreensão. Em cada gênero, a autora explora as particularidades existentes. Por exemplo: na obra de J. K. Rolling, Harry Potter enquadra-se na categoria de super-herói. Sendo assim, uma história como essa precisa ter alguém com algum tipo de poder (herói), um vilão (quem se opõe ao herói), e uma maldição (o que o herói precisa superar). No caso de Harry Potter, a maldição dele é conexão com Voldemort, a qual o protagonista precisa superar para vencer o inimigo.
Um livro como esse deveria ser lido por todos os apaixonados por livros e filmes, bem como interessados em escrever suas próprias histórias. Aos professores que trabalham com produção de texto é essencial, visto que traz “mastigadinha” a constituição dos três atos da narrativa, o que certamente contribuirá para as aulas, uma vez que abre a mente sobre a produção de contos, novelas e romances. Após a leitura desse livro, não há como assistir a um filme ou ler um livro sem identificar essas etapas, fazer previsões (que normalmente erramos – genialidade do autor). É uma experiência fascinante pela qual todos deveriam passar.
Fonte: JESSICA BRODY. Bio. s.d. Disponível em: <https://www.jessicabrody.com/about-jessica/biography/>. Acesso em: 2 nov. 2024.
Diógenes Schweigert
Postado em: 2 de novembro de 2024.