CLEAR, James. Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus.
Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
James Clear é um escritor e palestrante americano que teve um grave acidente durante o Ensino Médio: ele fora atingido por um taco de beisebol no rosto. Esse evento forçou-o a mudar seus hábitos, principalmente durante seu longo período de recuperação. Ele vive com a esposa em Ohio (EUA). Atualmente seu site conta com milhões de visitas mensais, além das centenas de milhares de inscritos para receber suas newsletters. Suas dicas são utilizadas por times de basquete famosos de seu país, assim como seu trabalho já passou por diversos meios de comunicação americano de prestígio (CLEAR, 2019).
Hábitos atômicos ensina técnicas de como criar bons hábitos e como eliminar os maus. Para contextualizar seu trabalho, o livro inicia com uma introdução, que explica como o autor precisou criar bons (e novos) hábitos. Primeiramente é necessário se concentrar no processo e não especificamente na sua meta. Ler um livro de 300 páginas pode se apresentar difícil, mas se comprometer em ler apenas 2 páginas por dia é fácil.
Como sugestão, o autor sugere que se faça um planejamento, por exemplo: antes de tomar banho todas as noites, fazer dez abdominais. Outra sugestão é o empilhamento de hábitos. Após os abdominais, tomar banho, e em seguida ler por 10 minutos. Somente então terá permissão para assistir a TV.
Portanto, para se criar um bom hábito, o autor afirma que essa ação desejada possui quatro etapas: estímulo, desejo, resposta e recompensa, isto é, para se criar um bom hábito, deve-se torná-lo claro, atraente, fácil e satisfatório.
Diante disso, se a sua intenção é comer mais frutas, deixe-as mais à vista (torne-a clara). Não as esconda no fundo da geladeira. Da mesma maneira que estar entre pessoas que possuem os mesmos hábitos que você deseja ter contribui para adquirir o hábito, pois isso se torna atraente. Para tornar um hábito fácil, o autor afirma que a repetição ajuda, visto que quanto mais você fizer algo, mais habilidade ganha, logo fica mais automática a ação, uma vez que [...] os hábitos se formam com base na frequência, não no tempo (CLEAR, 2019, p. 142). Por fim, para que essa ação seja satisfatória, ela necessita de uma recompensa o mais breve possível após a sua realização.
De modo geral, Hábitos atômicos é um livro para se ler mais de uma vez, tendo em vista seu conteúdo interessante, que merece ser revisitado para não deixar cair no esquecimento as dicas que apresenta. Todos os capítulos trazem informações interessantes, práticas, fáceis de se aplicar em nosso cotidiano, bem como um resumo dos principais conceitos abordados. Após a leitura é difícil não querer fazer uma lista de hábitos a construir. Um ponto positivo é que todas as dicas podem ser aplicas de forma inversa para se eliminar os hábitos ruins. Se o desejo é parar de comer tanto chocolate, não os traga para casa, por exemplo. Tudo isso apresentado de forma simples e clara.
Todos deveriam de ler esse livro, sejam adultos, jovens, estudantes. Sempre há um hábito para se adquirir ou para eliminar. Não há resumo ou resenha que traga tão claros os princípios básicos da criação/eliminação de hábitos como a leitura na íntegra dessa obra. É um livro para se ter na estante.
Diógenes Schweigert
Postado em: 6 de dezembro de 2024.